Desapego

“Sou apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer.” 
(Clarice Lispector) 
 
Um dos inúmeros aprendizados que 2017 tem me presenteado é o desapego. Como diria o biólogo e escritor chileno Humberto Maturana, “a mudança reside em tudo aquilo que queremos manter”. 
 
O que realmente é essencial em sua vida? O que você não abre mão de jeito nenhum? Todo o resto está sujeito à mudança. Eu tenho refletido muito sobre isso ao longo deste último ano e é impressionante o quanto tenho me surpreendido com este exercício. 
 
A formação em coaching ontológico pelo ACP de Newfield Network tem me ensinado muito sobre o quanto estamos construídos em cima de julgamentos. O quanto ao longo de nossa vida elaboramos explicações para os fenômenos pelos quais passamos. E ao (re)visitar esses julgamentos, passamos a descobrir o que realmente é essencial na vida e, 
por consequência, as possibilidades, as inovações que se abrem! 
 
Essa é a experiência que tenho passado em minha vida e acredito que é o processo que temos passado como rede também. Como organização que se dispões a espalhar o EUpreendedorismo pelo mundo, temos também nos perguntado: o que vale muito a pena? E o que não vale a pena? 
 
E o aprendizado tem sido que não é um processo apenas mental.... É uma reflexão integral. O nosso corpo diz, nossas emoções nos ensinam e as sensações nos alertam. E, nesta dança, projetos e iniciativas nascem, enquanto outros morrem. Pessoas se aproximam e outras se afastam, em um lindo movimento orgânico da vida. 
 
E você? O que vale muito a pena na sua vida? E o que não vale? Como tem sido o exercício de desapego em sua vida? 
 
Lindo mês para você! 
 

Facebook Twitter Linkedin+
Profile picture for user Eduardo Seidenthal
Eduardo Seidenthal
Sou pai da Vivi e do Gabi, e marido da Jojo. Tenho me dedicado a inspirar pessoas na expressão da humanidade de cada um... Sou facilitador, empreendedor, educador, coach, marketeiro, escritor, palestrante, e palhaço.